Adeus, SO2TV

Eu sinceramente não queria mais atualizar este site e de verdade, após 3 anos sem atualizações, acho que ninguém vai ler esta matéria.

Sim, este é um adeus oficial à SO2TV. E também um desabafo que guardo no fundo do meu peito faz muito tempo.

Meu nome é Renan, atualmente tenho 20 anos, mas alguns devem se lembrar de mim como RHV. Seja como designer, como player, como "o cara das notícias". Também responsável por campeonatos como a RevelatioN, um dos campeonatos mais antigos da história do jogo e provavelmente o primeiro voltado apenas pro público "amador".

A diferença é que, para mim, relembrando todos estes anos, tive uma impressão de que nunca houve uma categoria "profissional". Eu sei que, hoje em dia, as coisas alavancaram muito! Há torneios presenciais, há campeonatos mundiais, há times de alta elite como o Corinthians que entraram no cenário do Standoff 2. Mas uma coisa parece morta a muito tempo: a comunidade.

Desde 2021, eu vi uma crescente "zona de conforto", uma zona onde as pessoas não buscavam algo, que se acostumaram apenas a reclamar da condição do jogo e seguir em frente, sem criar projetos novos. Em uma época mais antiga, se eu tivesse criado a SO2TV um ou dois anos antes, provavelmente alguém teria copiado este site (talvez por inveja) e criaria sua "obra prima".

De verdade? Era o que eu queria.

Eu criei a SO2TV não imaginando o quanto ela furaria a bolha na época, eu imaginei que seria um projeto temporário, em que duas semanas depois surgiria "um novo site, melhor que a SO2TV". Não imaginei o site tendo relevância em diversos grupos, sendo usada como fonte para vídeos, sendo um portal em que as pessoas sempre viriam para saber como estava a bolha do competitivo do jogo. 

Não esperava que um projeto seria tão grande a ponto de não entender qual seria o próximo passo ou se deveria criar uma solução mais mirabolante ainda para deixar o site mais útil para as pessoas. O que sinceramente me esgotou, me levou ao meu limite. Falta de tentativa não foi, este site já sofreu muitas mudanças não apenas no design, mas também em seu conteúdo. Há coisas guardadas nos fundos deste site que datam de 2020, projetos que não foram pra frente.

Por exemplo, um "perfil" de jogadores, onde mostraria seu nickname, seu ID, times já jogados. Outro exemplo é uma página destinada apenas ao público novo do jogo, com tutoriais ilustrados de como mexer em suas configurações e os termos mais usados pelos jogadores.

Um dos exemplos mais claros que a comunidade estava estagnada e em uma zona de conforto foi a criação do ranking da SO2TV. Para quem se lembra, realmente era um ranking mal feito, mas intencionalmente feito para ser "bom" apenas a longo prazo. Os resultados do ranking foram feitos com base em 1 mês e meio de partidas, onde claro, metade das equipes consideradas "Tier 1" não jogaram nem 3 partidas, sem contar a falta de torneios, que já ocorria na época.

Resultado? Desastre. Vários criticaram e diversos times pediram para serem deletados do ranking, insatisfeitos com a imagem de um time "grande" no cenário ser "Top 20 no ranking da SO2TV" por ter jogado apenas uma partida em um período de 40 dias.

O motivo deste momento me deixar impaciente? Pois o ranking sul-americano "principal" vinha de uma organização que nem sequer atuava na América do Sul. Sem contar que existia indícios de que havia manipulação na pontuação do ranking para que equipes no topo da tabela não perdessem sua colocação.

Desde aquela época, não haviam mais campeonatos que os jogadores faziam, no máximo um ou dois por semana, onde poucas equipes conhecidas participavam, pois "não era um campeonato Tier 1 como a Pro League". O que causou, de novo, uma estagnação. Os times não tinham onde jogar, não havia incentivo ou motivo para jogar outros torneios. Resumindo: se não há partidas, não há resultados, e se não há resultados, a existência de um "ranking" é apenas uma imagem ilustrativa que alimenta o ego dos jogadores, assim se tornando "sub-celebridades".

Voltando ao assunto da comunidade, eu sinto até hoje que eu não conseguiria voltar à mesma. Antigamente, haviam grupos, servidores, comunidades extremamente ativas que criavam projetos, times, torneios e muito mais. Porém, estas comunidades, pela quantidade de gente e de comunidades, estavam lotadas de pessoas má intencionadas, com má fé, que se sentiam superiores a outras pessoas, raças, grupos e etc. Sim, estou falando que haviam comentários racistas nas comunidades do jogo. Não apenas de raça, mas desrespeitosas em um geral.

Eu sei que grande parte da comunidade era composta por crianças e adolescentes, e que hoje, mesmo sendo um adulto, indo para uma faculdade e vivendo a vida da maneira que me sinto confortável comigo mesmo, sei que há pessoas que ligam apenas para a sua própria vida e se trancam, se alienam e usam o ódio para se sentirem superiores, para alimentar um ego estúpido que habita em sua mente. Infelizmente, sempre foi assim e sempre será devido a estranha bolha em que se encontra este jogo.

Mas se você é uma pessoa normal e sabe que isto é errado, te faço alguns questionamentos que peço que responda em sua mente: por qual motivo há poucas mulheres jogando Standoff 2? E por qual motivo haviam poucas equipes femininas? Se você acha que isto é "forçar inclusão", eu sinto muito mas você é parte dos alienados de que comentei acima.

A comunidade estagnou. Ela não cria nada e só sabe reclamar do estado do jogo.

Anos atrás, uma das coisas mais ativas desta comunidade era um grupo no Facebook. Este grupo hoje tem quase 50 mil pessoas, mas pouquíssimas postagens, e quando há postagem, a maioria é sobre skins. "Os desenvolvedores só pensam em vender skin", e os jogadores no final do dia, acabam comprando estas skins e postando no grupo: "gostaram do meu kit?".

Não há mais campeonatos. Não há mais projetos. Não há mais notícias, e se ainda há, ficou limitado ao Discord, onde sinceramente apenas uma bolha ligada ao competitivo acaba vendo. A SO2TV queria pegar bem aí, nesta limitação, nesta bolha, e estourá-la. Se fosse apenas pelo fato de noticiar fatos, um grupo no WhatsApp bastava. Pela primeira vez, você não precisava de login e senha para entrar em um lugar e saber o quê está acontecendo.

Eu esperava que isto continuaria, e achei que iria quando recebi uma notícia de que o grupo do Facebook estava fazendo uma parceria com um outro site de notícias, um site onde havia dinheiro envolvido na sua produção, onde parecia ter uma conexão a mais com a comunidade.

Fiquei alegre, afinal, um projeto havia saído do papel, havia tomado forma! Minha surpresa foi abrir este site e encontrar matérias curtas com diversos erros de digitação, como se fosse uma mensagem no WhatsApp. Algo cru, sem vida, que parecia feito em uma tarde e que havia seu suporte apenas pelo fato de dinheiro estar envolvido.

Parecia algo que não queria noticiar, apenas repassar as coisas da maneira mais rápida possível, que não queria ou não conseguia criar algo. E que se olhasse bem, tudo girava em torno de uma plataforma: o Discord. Tudo neste site quase gritava: "ENTRE NO MEU SERVIDOR PARA VER MAIS".

Foi neste momento que fiquei certo de que iria sair de vez deste jogo.

Eu fiquei mais surpreso ainda quando, após meses, ao dar uma olhada no servidor oficial do jogo para ler as novidades que haviam sido adicionadas em uma atualização, um pequeno texto me chamar atenção nos cargos altos do servidor: "RHV fale comigo".

Era uma proposta para comprar a SO2TV, sobre quanto eu cobraria. Me lembro de responder algo semelhante a: "se for para continuar o projeto como um servidor do Discord e deixar o site de lado, eu não vendo." Nunca recebi uma resposta depois disto.



Confesso que minha vida não melhorou tanto após largar este jogo. Terminei a escola, continuo desempregado e comecei a ir à faculdade cursando Design de Animação por conta de uma bolsa de 100% no ProUni (sim, eu sei, é uma área bem... enfim, vou ficar desempregado). Eu apenas estava com isto guardado em meu peito fazia anos. Os primeiros rascunhos deste texto datam ainda da segunda metade de 2022, mas somente agora, em 2025, decidi escrever isso por completo para realmente postar.

Espero que todos sigam suas vidas bem, que não fiquem doentes e também não fiquem alienados destilando ódio gratuito por aí. Se você ainda joga este jogo, eu espero que não reclame mais das skins e foque em projetos. Faça um time! Crie um campeonato com amigos! Chame pessoas para ajudar a montar um site sobre... sei lá, um arquivamento sobre as mudanças de preços das skins? Seja criativo, faça projetos, monte suas ideias, faça seus cálculos e vá longe!


Eu sou o RHV, pela última vez, obrigado por ler uma matéria e acompanhar a SO2TV.


Comentários